NOSSA HISTÓRIA

Todo problema é de comunicação

O Atelier de Conteúdo foi fundado, em 2015, pela jornalista Ariane Abdallah, que atuou como repórter nas editoras Trip e Globo, durante 12 anos. Ouvindo seus entrevistados – empresários, executivos, headhunters e consultores de carreira –, Ariane identificou um ponto em comum para a maioria deles: seus principais desafios, corriqueiros ou estratégicos, pequenos ou grandes, passavam pelo tema da comunicação.

Havia ali um encontro de oportunidades.

Por um lado, o setor de mídia vivia transformações mundiais. Por outro, começava a despontar um mercado novo para a construção ativa de autoridade e reputação de pessoas e organizações no longo prazo.

A elaboração de narrativas autênticas e bem-estruturadas é uma poderosa aliada para a realização dos mais diversos objetivos. Vivemos em um mundo distraído e carente de entendimento. Muitas vezes, o que precisa ser comunicado não está claro e deve ser investigado para, então, ser revelado. É isso o que o Atelier se propõe a fazer.

A FUNDADORA

Ariane Abdallah

Fundadora e diretora-geral

“Considero o autoconhecimento a base do empreendedorismo e de uma comunicação efetiva.”

Jornalista formada pela Fundação Cásper Líbero, autora da primeira biografia independente da Anheuser-Busch Inbev, “De um gole só – A história da Ambev e a criação da maior cervejaria do mundo”, e coorganizadora do livro “Fora da Curva 3 – Unicórnios e startups de sucesso”, ambos publicados pelo selo Portfolio-Penguin, do Grupo Companhia das Letras. É fundadora do Atelier de Conteúdo, do podcast Atitude Empreendedora, colunista do site Forbes Brasil e praticante de Ashtanga Vinyasa Yoga desde 2006.

Até 2015, foi repórter de revistas mensais, nas áreas de comportamento, negócios, liderança e cultura corporativa, nas editoras Trip e Globo. Ao longo de 12 anos, desenvolveu um trabalho fundamentado em relações de confiança e de longo prazo, com fontes e entrevistados, apurações profundas e investigativas e textos em estilo jornalismo literário.

No fim de 2015, deixou a redação para apostar em novos mercados para o jornalismo, apoiando empresas e pessoas a se comunicarem melhor com seus diferentes públicos e a se posicionarem de maneira relevante no ambiente digital e offline.

Nosso time

Somos mais de 20 profissionais, com experiências e especialidades complementares.

Os times são organizados para atender a cada projeto, considerando as competências necessárias para os diferentes contextos e objetivos.

Ana Carolina Bergmuller

RELACIONAMENTO COM O MERCADO PARCEIRA

“Acredito na ressignificação constante, no olhar de dentro para (re)construir quem somos e como enxergamos o mundo.”

Carol é publicitária, responsável pelo relacionamento do Atelier com o mercado e por novos negócios. Com uma carreira de mais de 14 anos, é especializada nas áreas de comunicação, marketing digital, gestão de marcas, projetos e negócios. Já passou por grandes empresas, como Arezzo&Co, e agências de comunicação, entre elas AlmapBBDO. Carol nasceu no Rio Grande do Sul.

Eliana Sampaio

SÓCIA ADMINISTRATIVA E GENTE E GESTÃO

“Não importa o que você faz ou onde você trabalha, o que importa de verdade é como você faz, para que seu trabalho faça a diferença. Com respeito e boa vontade sempre”

Eliana Abdallah é sócia administrativa e supervisora da área de Gente & Gestão do Atelier de Conteúdo desde 2021. Juntou-se à equipe no segundo ano de vida do Atelier, em 2016, dando suporte financeiro à empresa. É cofundadora de uma das empresas do Grupo Steno, responsável por introduzir a estenotipia informatizada no Brasil e pioneira na criação de sistemas de closed caption no país. Foi sócia da Steno Broadcasting por exatos 30 anos. Liderou a área operacional, responsável pela transcrição de arquivos de áudio e vídeo por meio da estenotipia, pelo controle de qualidade dos serviços e produtos do Grupo Steno e pela formação de estenotipistas.
Eliana é formada em Psicologia pela Universidade São Marcos.

Gabriella Lopes

PRODUTORA DE CONTEÚDO PARCEIRA

“O lead – primeira parte do texto jornalístico – é minha bússola de trabalho. Clareza e curiosidade nas respostas às perguntas: o que, quem, quando, onde, como e por quê.”

Produtora de conteúdo do Atelier desde novembro de 2021. Entrou para a equipe em 2019, como estagiária. Desde então, participa de projetos de livros, comunicação interna e externa e criação de conteúdo para redes sociais. Carioca, é estudante de Jornalismo na PUC-SP.

Silvia Balieiro

JORNALISTA PARCEIRA

“Jornalista desde sempre, acredito que conteúdo é tudo.”

Nascida no interior de São Paulo, é jornalista com pós-graduação em Marketing Digital. Passou por Exame, Info Exame, Info Corporate e Época Negócios. Foi gerente de estratégia de conteúdo da Editora Globo. Escreve livros e artigos como ghostwriter e colabora com o Atelier desde 2019.

Vanessa Ferrari

EDITORA PARCEIRA

“O trabalho do editor é reconhecer uma boa história e aprimorá-la, valendo-se de critérios literários, pois, quanto mais bem escrito, maior a chance de o livro ser acolhido pelo leitor.”

Vanessa é editora, mestre em Crítica Textual pela Universidade de São Paulo (FFLCH/USP) e professora no curso de pós-graduação para escritores do Instituto Vera Cruz. Paulistana, foi editora da Companhia das Letras de 2009 a 2015. É parceira do Atelier de Conteúdo na área de coordenação editorial, que envolve desde a ideia inicial do livro até a chegada da obra na gráfica.

Daniel Waismann

JORNALISTA PARCEIRO

“Ser ghostwriter não é apenas reproduzir as ideias e histórias do autor; muitas vezes, inclui dar voz a pensamentos que o autor nem sabia que tinha, mas que reconhece como seus.”

Paulistano, Daniel é jornalista formado pela Escola de Comunicações e Artes da USP. Tem experiência em comunicação empresarial, atuando, nessa área, em companhias como Accor Brasil, DuPont da América Latina e Grupo Linx. Passou por redações e publicou textos em revistas e sites das editoras Abril e Globo. Desde 2014, tem se especializado na produção de livros. É parceiro do Atelier desde 2018.

Fernanda Buischi

PRODUTORA DE CONTEÚDO PAARCEIRA

“Desenvolver ideias com pessoas conectadas e com vontade de fazer o seu melhor promove o crescimento individual e enriquece o coletivo.”

Jornalista formada pela Faculdade Cásper Líbero, com mestrado em Administração pelo Insper. Há dez anos, atua com produção de conteúdo. Passou por comunicação corporativa e assessoria de imprensa na Máquina Cohn & Wolfe, onde atendeu empresas dos setores financeiro, energético, educacional, do varejo e da construção civil. Fernanda é de Ribeirão Preto (SP) e parceira do Atelier desde 2020. Atualmente lidera a Célula de Pesquisa na empresa.

Mariane Amaral

JURÍDICO PARCEIRA

Giovanna Cambui

GENTE & GESTÃO

Giovanna Dias Afonso

PRODUTORA DE CONTEÚDO PARCEIRA

Blá-blá-blá.

É isso que eu escuto quando você repete frases feitas, embaladas de discurso institucional.

Você pode argumentar o que quiser, mas comunicação não é institucional.
Comunicação é humana.
Você pode usar as palavras “organização”, “empresa” ou “companhia” como sujeito de suas frases, mas elas nunca o serão. Sujeito é gente. Quem fala, quem ouve, quem faz – ou deixa de falar, ouvir e fazer – é você. Sou eu. São os seres humanos. As pessoas.
E pessoas fazem instituições, mas não são institucionais.
Seres humanos falando como se fossem instituições faz ruído. Mas não comunica. Pessoas se relacionam com pessoas.
Pessoas constroem. Questionam. Arriscam. Confiam.
E desconfiam. Experimentam. Erram. Decepcionam-se. Tentam outra vez.
Pessoas existem, e nós temos a certeza disso porque podemos olhar nos olhos delas. Ouvir sua voz. Porque têm emoção, e nós nos identificamos com elas.
Pessoas vivem e contam histórias.
Em vez disso, quando você adota o idioma “corporativês”, eu escuto menos o que diz, e observo mais o que faz.
Para onde você olha, o quanto escuta, como gesticula, que emoções transparece. O quanto acre- dita no que fala. Como se comporta. E tiro conclusões que pouco têm a ver com o seu discurso.
Você fala do que conhece?
Do que vive?
Você conta a parte que importa para mim?
Ou você só segue o roteiro?
Fala só o que acredita ser seguro?
Diz apenas o que já está dito?
Comunicação é o que você não fala. É o que tem por trás do que você fala. É por que e como você fala.
É o que eu escuto.
Comunicação é estratégia. Por isso, quem conhece a si mesmo se comunica melhor. Vamos falar francamente?
O que você pensa? Quais são suas ideias?
Vamos falar de ser humano para ser humano?

Ariane Abdallah

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